Quando o assunto é tecnologia, inúmeros são os termos que surgem e que muita gente fora da área não conhece. E se você está pensando em criar um site para a sua empresa, ou melhorar o que ela já tem, com certeza deve ter ouvido falar do servidor de hospedagem.

 

É muito importante entender o que é o servidor de hospedagem pois ele é fundamental para o pleno funcionamento de todas as funcionalidades do seu site, 24 horas online. A boa notícia é que esse não é um conceito difícil de entender. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

 

O que é servidor de hospedagem de site e para que ele serve

O servidor de hospedagem de site é o serviço que você contrata para manter o seu site na internet. É como se você estivesse contratando uma “casa virtual” para o seu negócio. Esse serviço conta com uma máquina central que fica conectada sem interrupções enquanto armazena e envia dados para os sites da web.

 

Dessa forma, sempre que alguém abrir o navegador e colocar o endereço do seu site, uma conexão com o servidor em que ele está hospedado é feita para que o usuário acesse o website da sua empresa. Logo, o servidor de hospedagem é essencial para o funcionamento do seu site.

 

Quais são os tipos de servidor de hospedagem?

Existem basicamente três tipos de servidores de hospedagem. Saber quais são as características de cada um é fundamental para escolher o melhor de acordo com as necessidades do seu site.

 

Servidor cloud: são servidores que processam e armazenam os dados na nuvem, de forma virtual, por meio de diversas máquinas interligadas para executar as mesmas tarefas que seriam executadas em uma única máquina. Entre as vantagens desse tipo de servidor estão a alta disponibilidade, a facilidade de conectividade e o investimento inicial menor.

 

Hospedagem compartilhada: neste tipo, um servidor de hospedagem é compartilhado por vários outros sites. Ele é bastante utilizado, pois oferece diversas ferramentas, como bancos de dados, transferência e espaço em disco ilimitados e certificado SSL incluso, por um preço reduzido (já que todos os serviços são compartilhados), e é indicado para sites iniciantes ou intermediários que tenham pouco tráfego e acesso.

 

Servidor dedicado: servidor ligado 24 horas por dia em um link de alta velocidade, utilizado por um único site. É indicado para sites que têm maior tráfego ou para aplicações que requerem máxima performance e sigilo das informações.

 

Agora que você já sabe como escolher o melhor servidor de hospedagem, que tal desenvolver o site da sua empresa com quem entende do assunto? Se você está precisando de uma empresa especialista para criar a página da sua empresa na internet, ou melhorar a que ela já tem, conte com a equipe Evolutap.