Se você já ouviu falar sobre o que é CMS, mas achou que isso é coisa de programador, fique sabendo que ter um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content System Management em inglês) no seu site é uma mão na roda para você mesmo deixar suas páginas com informações sempre atualizadas.

 

Vamos imaginar que você fez uma pequena, porém importante, alteração em um dos produtos mais vendidos da sua empresa e, por isso, precisa mudar a descrição e a foto do item no seu site. No entanto, ele não conta com um CMS, o que significa que, se você não tiver um profissional que entenda de programação na sua equipe, vai ter de contratar um para fazer uma alteração simples de texto e imagem.

 

Mas a importância de ter um CMS não para por aí. Aqui [colocar link para o texto Por que contratar uma empresa especializada em soluções digitais?] no Blog da Evolutap, já falamos que é fundamental ter um site em que seja fácil promover manutenções e otimizações. Nesse sentido, o CMS também é um grande aliado. Continue lendo esse artigo para saber por que o site da sua empresa precisa desse sistema.

 

Agilidade nas alterações

O CMS é um sistema feito para administrar diferentes tipos de conteúdos: textos, imagens, vídeos, banners, links, arquivos, formulários, entre outros. Há diferentes sistemas de CMS no mercado, cada um com funcionalidades e benefícios diferentes, mas todos possuem um painel intuitivo, facilitando as alterações mesmo para aqueles que não entendem de programação. Isso agiliza mudanças simples que você precise promover no conteúdo do seu site.

 

Facilidade para otimizar funções            

Por meio do CMS, além de administrar conteúdo, é possível incluir novas funcionalidades para o site. Um exemplo disso são os plugins que possibilitam a criação de conteúdo otimizado para SEO, o que é muito importante para quem quer conquistar um bom ranqueamento nos dispositivos de busca. Há ainda a possibilidade de incluir de forma fácil galerias de imagens, formulários, newsletters e mesmo funções que deixem o carregamento das páginas mais rápido.

 

Rapidez no desenvolvimento do site

Como o CMS já oferece um leque variado de funções, a criação de sites com o sistema diminui o tempo e os custos de desenvolvimento. Dessa forma, a equipe de programadores entregará o site com mais rapidez, ou terá mais tempo para se concentrar em soluções customizadas, caso a sua empresa necessite de uma.

 

Simplicidade para fazer manutenções

Sites que já contam com um CMS são mais fáceis de fazer a manutenção, uma vez que a maioria dos profissionais da área já conhece os principais sistemas do mercado e estão familiarizados com suas funcionalidades. Isso otimiza tempo e recursos com as manutenções necessárias.

 

Aqui na Evolutap, trabalhamos com as principais plataformas de CMS nos nossos projetos de sites, landing pages e e-commerces. Fique atento ao nosso blog, pois, no próximo artigo, vamos mostrar alguns dos sistemas mais utilizados no mercado.