Estar nos primeiros resultados do Google é uma das principais preocupações de qualquer negócio presente na internet. Segundo pesquisa feita pela Backlinko, cerca de 75,1% dos usuários que pesquisam no buscador clicam nos três primeiros resultados e somente 0,78% clicam na segunda página.
Não à toa, uma das perguntas mais digitadas nas redes é “como ranquear bem um site no Google”. Ter sua página em uma boa posição deve ser um dos objetivos da sua empresa. Não importa que tipo de site você tenha, se é uma página para informar seus clientes ou se é uma loja online, melhorar sua posição atrai mais visibilidade. E mais visibilidade equivale a mais oportunidades.
Uma das formas de melhorar seu ranqueamento é pagando, por meio de anúncios e compra de palavras-chave. A outra é otimizando seu site para o mecanismo de busca com um conjunto de estratégias de Search Engine Optimization (SEO). Hoje vamos falar de três pontos importantes para a classificação do Google: conteúdo, links e uma excelente experiência do usuário.
Conteúdo constante e de qualidade
Oferecer informação original, de qualidade e de forma organizada é um dos primeiros pontos para ranquear bem o seu site no Google. Por isso, descreva bem seus produtos e serviços, apresente dados importantes sobre a sua empresa e não esqueça de colocar nas páginas títulos e meta descrições, dois pontos que fazem parte do código do site e mostram uma descrição rápida do conteúdo abordado na página, o que contribui para um site otimizado.
Avalie também a possibilidade de utilizar um blog, uma ótima ferramenta para criar conteúdo, divulgando tudo relacionado ao seu nicho, novidades sobre sua empresa e notícias técnicas. Pense o seguinte: cada postagem que você escreve em seu blog é uma nova oportunidade de aparecer nas pesquisas do Google.
Criação de links
Os algoritmos do Google fazem as buscas por meio de uma rede formada por sites vinculados entre si. A ideia é que os usuários possam navegar de uma página para outra quando procurarem informações sobre um tópico específico. É por isso que o seu site deve incluir links para sites externos.
Mas é importante que esses links tenham conteúdo de qualidade e façam sentido para o conteúdo que está no seu site – e com um blog, isso fica muito mais fácil – caso contrário, o Google também detecta esse tipo de má prática e pune o site diminuindo sua classificação.
Experiência do usuário
Sem dúvida, a preocupação mais importante para o Google é dar a melhor experiência aos usuários, e esse é um ponto-chave que qualifica cada site. Para o buscador, o usuário está no centro de tudo, por isso seu conteúdo deve ser claro e inovador, levando a sites que oferecem mais informações.
Deve também ser visualmente atraente e ter páginas simples e intuitivas para que o visitante possa navegar facilmente. Além disso, as páginas precisam funcionar perfeitamente e carregar com rapidez. Se o seu site estiver demorando muito tempo para abrir, talvez esteja na hora de excluir alguns plugins, verificar a quantidade de arquivos Javascript e avaliar o tamanho das imagens.
Chegar às primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google é um trabalho constante e árduo. Não existe uma fórmula, o importante é garantir um conteúdo de qualidade e uma infraestrutura mínima para otimizar as páginas. Se você ainda tem dúvidas por onde começar a otimizar a sua página, entre em contato com a equipe Evolutap.