Se você acha que a Inteligência Artificial (IA) é coisa de filme de ficção científica, fique sabendo que essa tecnologia já está beneficiando muitas empresas, de diversos segmentos e tamanhos, a melhorar seus modelos de negócios e a vender mais.
No ambiente corporativo, que está cada vez mais digitalizado nos dias de hoje, a IA está revolucionando processos, auxiliando na coleta e organização de dados e automatizando tarefas mecânicas e recorrentes. Tanto é que, de acordo com uma pesquisa feita pela Salesforce, 83% das empresas que usam alguma forma de IA nas vendas conseguiram manter seus clientes e 74% conseguiram aumentar a velocidade das vendas.
Mas os benefícios não param por aí, e até mesmo pequenas e médias empresas podem aproveitar essa tecnologia, principalmente para se destacar no mercado e, até mesmo, competir com negócios maiores. Para entender mais sobre o assunto e saber como aproveitar a IA na sua empresa, continue a leitura desse post.
O que é Inteligência Artificial?
O termo “Inteligência Artificial” foi criado em 1956 pelo professor John McCarthy e se refere à capacidade das máquinas de solucionar problemas que, até então, só poderiam ser resolvidos por humanos.
Computadores, sistemas, aplicativos e outros dispositivos tecnológicos capazes de aprender, raciocinar e decidir logicamente sobre fatos geralmente contam com algum tipo de IA. Uma das vantagens dessa tecnologia é a possibilidade de compilar um grande volume de informações, além de mostrar padrões e cenários para auxiliar gestores a chegar em decisões mais assertivas.
Como a Inteligência Artificial pode ser usada nos negócios?
A IA permite automatizar processos mecânicos e volumosos, evitando a necessidade de pessoas para executar tarefas. Em uma indústria, por exemplo, é possível utilizar uma solução de automação robótica para apertar parafusos com mais precisão. Já em um sistema de gestão financeira, a IA pode controlar o fluxo de caixa, elaborar o planejamento orçamentário e analisar indicadores de desempenho.
Aplicada ao marketing, a IA pode melhorar a jornada de compra dos clientes, organizando uma enorme quantidade de dados sobre a base atual de consumidores e aqueles considerados potenciais consumidores. A tecnologia também faz diferença na hora de desenvolver uma campanha para o lançamento de um novo produto.
Aliada a um CRM, a IA consegue reconhecer padrões de atividades de consumo dos clientes, recomendar as próximas ações para os vendedores, prever resultados e automatizar os processos de vendas, tudo em tempo real.
Em sites e e-commerces, a tecnologia de IA oferece uma melhor experiência para o consumidor, identificando preferências dos clientes baseadas em seus hábitos de navegação e consumo, fazendo recomendações de serviços e produtos com base no comportamento de outros usuários com o mesmo perfil, e integrando o atendimento, por meio de chatbots e sistemas de CRM.
De fato, inúmeros são os benefícios de integrar uma solução tecnológica de IA em seu negócio, independentemente do seu tamanho, e essas soluções podem ser customizadas, de acordo com as necessidades do negócio. Quer saber como essa tecnologia pode ser aplicada na sua empresa? Entre em contato com a Evolutap!