O faturamento do comércio eletrônico no Brasil registrou um aumento considerável de 48,41% em 2021, além de um aumento nas vendas de 35,36%, de acordo com índice da Neotrust/Movimento Compre & Confie. Só esses dois dados já são motivos suficientes para você investir em um e-commerce.

 

Não importa o segmento em que atue, quem vende produtos não pode ficar de fora do movimento de compras virtuais. Mas se você ainda não está convencido disso, neste artigo separamos mais alguns benefícios de desenvolver uma loja virtual para o seu negócio. Confira abaixo!

 

Deixe sua loja aberta 24h

Se você já tem uma loja física, muito provavelmente ela atende de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h, certo? Mas você sabia que, na internet, os maiores picos de venda acontecem das 20h às 23h? É o que aponta um estudo feito pela RTB House.

Ou seja, ao contar com um e-commerce, você amplia seu horário de atendimento – e consequentemente, suas chances de faturar mais –, deixando seus produtos disponíveis para venda inclusive após o horário comercial praticado pelas lojas físicas.

 

Apareça nos mecanismos de busca

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos consumidores buscam informações online antes de fazer suas compras. Isso significa que, ao investir em um e-commerce, você garante presença digital nos principais mecanismos de busca da internet.

Mesmo que você já tenha perfis nas redes sociais, vale ressaltar que os usuários costumam pesquisar o que precisam no Google, e não necessariamente no Facebook ou no Instagram. Dessa forma, ao ter uma loja virtual em um site próprio, você aumenta as chances do site da sua empresa ser exibido como sugestão na ferramenta de pesquisa mais utilizada na internet.

 

Amplie seu alcance

Com um e-commerce, seu negócio amplia seus limites geográficos, deixando de atender apenas no bairro ou cidade em que a sua loja física está e passando a oferecer seus produtos para qualquer pessoa do Brasil (ou do mundo).

 

Ofereça mais informações

O e-commerce é um ativo permanente da sua empresa, que reúne todas os dados do seu negócio num mesmo lugar. Dessa forma, você facilita o acesso a informações detalhadas sobre seus produtos – como marca, modelo, tamanho, preço, opções de pagamento e tempo de entrega – podendo inclusive publicar fotos e vídeos demonstrando o uso do item. Isso é fundamental para tirar todas as dúvidas do consumidor e deixá-lo mais tranquilo na hora da compra.

 

Defina regras próprias de gestão

Quem já vende pela internet por meio das redes sociais e maketplaces muitas vezes precisa se sujeitar às regras da plataforma em que o negócio está inserido. Ao ter um e-commerce próprio, mais do que garantir o uso da identidade visual da sua marca, você também poderá definir como gerenciar o seu negócio, por meio da escolha do melhor método de pagamento para a sua empresa, bem como quais opções de entrega oferecer, como serão as políticas de troca e devolução, prazos e processos internos.

 

Colete informações precisas

A plataforma de e-commerce facilita a coleta de informações sobre o seu negócio e sobre o comportamento do consumidor. Isso porque cada operação fica registrada no sistema, auxiliando na visualização de dados que permitem traçar os produtos mais buscados, os horários de pico de acesso, o perfil dos usuários e as épocas do ano em que sua empresa mais vende. Todas essas informações são fundamentais para melhorar cada vez mais o seu negócio.

Deu para perceber que investir em um e-commerce é só vantagens para a sua empresa, certo? Se você ainda não tem um ou quer melhorar a sua loja virtual, entre em contato com a gente e peça um orçamento.